Jste zde
A Historia de Nerea
Nerea é uma menina de oito anos que vive em Burriana, Castellon (Espanha). Foi-lhe diagnosticada paralisia cerebral uns dias apenas após o seu nascimento. Nerea nasceu prematura e tinha alguns problemas após o que levou a falta de irrigação no cérebro o contribuiu para o desenvolvimento da paralisia cerebral.
Desde cedo, Nerea teve alguns problemas motores o que implicaram visitas frequentes a consultas de fisioterapia, o que representa um esforço grande não so para a Nerea mas como para toda a família. Quando celebrou 5 anos de idade, os pais de Nerea receberam uma newsletter da IVIDA, que lhes falou sobre o uso autólogo de sangue de cordao umbilical em paralisia cerebral
Victoria , a mãe de Nerea, contactou a IVIDA assim que recebeu a newsletter. Isto aconteceu em fevereiro de 2016. A partir dessa altura o desejo da familia foi tentar utilizar o sangue de cordão umbilical da Nerea com o objectivo de aliviar os sintomas da sua doença atraves de uma administração autóloga.
Durante alguns meses, o objectivo foi tentar tartar a Nerea num hospital em Espanha, mas a agência do medicamento e dos dispositivos medicos de Espanha sugeriu que a Nerea fosse colocada num ensaio clinico a acontecer no futuro, o que não era e expetável de acontecer a curto prazo.
De modo a evitar algum atraso que poderia prejudicar o desenvolvmento de Nerea, sugerimos a sua mãe que Nerea fosse tratada pela Dra. Joanne Kurtzberg. A Dra. Kurtzberg e uma uma líder internacional na area da paralisia cerebal e conduziu um ensaio clinico utilizando amostras de sangue de cordão umbilical em contexto autólogo.
Contatámos a Dr. Kurtzberg e a universidade de Duke e depois de várias semanas de contactos e muito trabalho, finalmente a Nerea recebeu uma Injeção com as suas próprias célula do sangue de cordão umbilical no centro médico na Universidade de Duke, nos Estados Unidos. Isto aconteceu em Julho de 2017.
Um ano e quatro meses mais tarde Contatámos Victora para saber se a Nerea apresentava sinais de melhoria. Pode ver o video da Nereia no link abaixo.
Quando começámos as actividades da empresa em 2009, não pensavamos que poderiamos ajudar a a melhorar a qualidade de vida de uma criança com paralisia cerebral. Para a IVIDA, este processo tem sido muito enriquecedor e satisfatório e encoraja-nos ainda mais a continuar a trabalhar nesta area das célula estaminais do sangue de cordão umbilical.